Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 15 de Março de 2021

Prof. Dr. Manuel Abecasis recebe distinção "Clinical Achievement Award 2021" da Sociedade Europeia de Transplantação de Medula Óssea (EBMT)

O Prof. Dr. Manuel Abecasis, Presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), acaba de ser reconhecido pela European Society for Blood and Marrow Transplantation (EBMT) com o "Clinical Achievement Award 2021" pelas suas importantes contribuições no campo do transplante de células estaminais hematopoéticas.

O prémio anual “Clinical Achievement Award” da EBMT não só reconhece as conquistas para o país na área do transplante de células estaminais hematopoéticas, como o contributo para a própria EBMT.

Na comunicação enviada pelo presidente da EBMT, Nicolaus Kroger, ao Presidente da APCL, pode ler-se “a Sociedade tem muito orgulho em reconhecer as suas muitas conquistas no avanço do transplante de células hematopoiéticas do seu país, Portugal”. Nicolaus Kroger acrescenta “estou muito feliz por [Manuel Abecasis] ter recebido este prémio porque, sinceramente, é merecido pelo seu compromisso incansável para com a EBMT”.

Manuel Abecasis recebe esta distinção com grande satisfação referindo que “é uma grande honra para mim a atribuição deste prémio. Fico muito grato pelo reconhecimento por parte dos meus colegas europeus, e considero-o extensivo a toda a equipa que durante tantos anos partilhou do meu entusiasmo pela área da transplantação de medula óssea”.

O Prof. Dr. Manuel M. Abecasis junta-se, assim, à pequena lista de pessoas anteriormente reconhecidas com esta distinção pela EBMT. O prémio é entregue na 47ª Reunião Anual da Sociedade, que se realiza entre 14 e 17 de março de 2021, em formato digital.

A EBMT é uma organização formada por profissionais de saúde que trabalham no campo do transplante de medula óssea e terapias celulares, com foco na inovação, que tem como principal objetivo salvar e melhorar a vida de doentes com doenças relacionadas com sangue. A associação dedica-se à promoção de todo o conhecimento associado ao transplante de células estaminais hematopoiéticas, de todas as fontes e tipos de dadores, incluindo pesquisa básica e clínica, educação, padronização, controlo de qualidade e credenciamento para procedimentos de transplante.

Além de presidente da APCL, Manuel M. Abecasis foi Diretor do Departamento de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa e do Programa de Transplantação de Medula Óssea. É desde Fevereiro de 2021, Diretor do Registo Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão (CEDACE). É Professor Associado convidado da Nova Medical School na Universidade Nova de Lisboa.

Fez a sua especialização em Hematologia no Reino Unido e foi “Leukemia Research Fund Fellow” (UK) em Marselha, onde colaborou no estabelecimento da transplantação de medula óssea no Instituto de Oncologia Paoli-Calmettes. Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, foi pioneiro da transplantação de medula óssea em Portugal, tendo em conjunto com os seus colaboradores introduzido em Portugal todos os avanços relevantes nesta área.

Enquanto representante da área da transplantação de medula óssea, desenvolveu no Ministério da Saúde, o registo nacional da mesma, onde se encontram registados todos os transplantes de medula óssea realizados em Portugal desde o início da atividade.

Atualmente conta já com variadas distinções, nomeadamente o Prémio SEAT para a Ciência (1987), o Prémio Nacional de Oncologia (1994), a Medalha de Prata por Serviços Distintos do Ministério da Saúde (2007), o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito da República Portuguesa (2010) e a Medalha de Mérito da Ordem dos Médicos (2015). É sócio honorário da Sociedade Portuguesa de Hematologia.