Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Sexta, 05 de Janeiro de 2024

Sociedade Portuguesa de Oncologia lança projeto PORT para dar a conhecer a realidade portuguesa em oncologia

A Sociedade Portuguesa de Oncologia lançou o novo projeto PORT – Portuguese Oncology Reality. Trata-se de uma iniciativa de investigação em oncologia e que teve como principal objetivo reunir os clínicos de Oncologia Médica e Radioncologia a exercer no país, conhecendo a que áreas se dedicam estes profissionais de saúde.

O projeto PORT permitiu distribuir já diversos pedidos de participação em ensaios clínicos internacionais de forma célere e especificamente para pessoas experts na área. Desta forma, a Sociedade Portuguesa de Oncologia vai possibilitar aos doentes portugueses um acesso mais fácil e direto a novos estudos nas várias áreas da especialidade de Oncologia.

Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, revela que «o principal objetivo deste projeto é o conhecimento da realidade portuguesa em Oncologia, nomeadamente os médicos que estão dedicados a cada patologia, sendo fundamental para se desenvolver várias iniciativas, nomeadamente as relacionadas com a promoção da investigação. Através do projeto PORT conseguimos recolher e juntar numa plataforma única os médicos especializados que estão em melhores condições para desenvolver essa mesma investigação. Atualmente não existem cuidados oncológicos de qualidade quando não existem equipas dedicadas a áreas específicas.»

Em termos de estudos que já estão previstos, o presidente da SPO refere «o exemplo de vários feasibilities de um grupo cooperativo internacional, com quem a Sociedade tem uma parceria, nomeadamente a EORTC (European Organisation for Research and Treatment of Cancer), que envia estes questionários de manifestação de interesse em participar nos seus estudos e em que Portugal esteve, muitas vezes, excluído. Sem o PORT esta participação seria impossível.»

Desde dezembro de 2023, encontra-se publicado no site da Sociedade Portuguesa de Oncologia o conjunto de todas as instituições envolvidas no projeto PORT.