Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 04 de Abril de 2022

“Somos Todos Compatíveis” para doar um pouco de nós na consignação do IRS

“Somos todos compatíveis” é a campanha lançada em 2022 pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) que apela à solidariedade dos portugueses através da consignação do IRS. Conta com a criatividade da Havas Lisboa e com o apoio da produtora Garage Films. Com a doação de 0,5% do imposto a favor do Estado à APCL, é possível ajudar a associação na batalha contra a leucemia e outros cancros do sangue e este valor não representa qualquer custo ou perda de benefício fiscal. É um gesto simples e com o qual todos são compatíveis.

Esta campanha surge associada à missão da APCL de apoiar os doentes com leucemia bem como outros cancros do sangue e as suas famílias e fez-se mais sentida pela necessidade crescente de apoios sociais, necessidade essa agravada após os dois anos de pandemia que acabámos de viver. É também objetivo da APCL abrir as portas da Casa de Acolhimento para doentes e famílias durante o ano de 2022, será a primeira Casa a dar resposta à necessidade dos doentes hemato-oncológicos, de todo o país, que se vêm obrigados a deslocar-se para Lisboa para terem acesso a transplantes de medula óssea ou outros tratamentos mais específicos. Em Portugal, as Unidades de Transplante de medula óssea têm número limitado e estão centralizadas em Lisboa, Porto e Coimbra, desta forma, muitas famílias sentem muitas dificuldades em deslocar-se aos grandes centros, mas que são os únicos que oferecem as terapêuticas necessárias.

“A APCL luta diariamente ao lado dos doentes e suas famílias contra a leucemia e outras doenças hemato-oncológicas, ajudando e apoiando-os de várias formas, mas este apoio só é possível graças à solidariedade dos portugueses e dos donativos que enviam. Esta ajuda tem sempre um impacto enorme para a APCL e para estas famílias, contudo a consignação do IRS é provavelmente a única forma de ajudar sem custos”, afirma Carlos Horta e Costa, Vice-Presidente da APCL. “Somos todos compatíveis para doar um pouco de nós. A doação dos 0,5% não representa qualquer custo para os portugueses, mas é uma ajuda enorme para todos aqueles que a APCL apoia.”

Ao preencher a declaração anual de IRS Modelo 3 (em papel ou on-line), no Quadro 11 (Instituições Particulares de Solidariedade Social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública, basta fazer uma cruz no Campo 1101 e coloque o NIPC (nº de identificação de pessoa coletiva) da APCL no espaço à frente: 505 945 401. Sem qualquer custo para si, poderá dar um donativo correspondente a 0,5% do valor liquidado no IRS. É ainda possível prescindir do benefício de 15% do IVA suportado no abate à coleta do IRS, doando o Estado esse valor à Associação Portuguesa Contra a Leucemia. Este donativo em nada a afeta o que eventualmente tenha a receber das finanças. Saiba mais sobre a consignação do IRS à APCL aqui.