Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Terça, 17 de Novembro de 2020

Cancro do Pulmão: disponíveis 204 testes gratuitos para a identificação da mutação EGFR para acelerar o diagnóstico da doença

No âmbito do “COVID-19 EGFR Support Program”, a AstraZeneca Portugal, a Biocartis e a Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica estabeleceram um acordo para a disponibilização gratuita de 204 testes (Idylla™ EFGR Mutation Test) que permitem saber, em apenas duas horas, se o doente com cancro do pulmão é positivo para a mutação EGFR, um fator determinante para a decisão terapêutica.

Otimizar os testes de biomarcadores, de modo a acelerar as decisões de gestão dos doentes pelas consultas de multidisciplinares, é o objetivo deste programa, que está a decorrer em vários países. Se, em circunstâncias normais a rapidez e facilidade destes testes eram importantes para acelerar a escolha dos melhores cuidados médicos a aplicar ao doente, com os atrasos verificados no sistema de saúde, devido à pandemia, estes testes são, de facto, uma grande mais-valia para os profissionais de saúde que fazem o estudo dos biomarcadores.

Segundo o protocolo, poderão ser distribuídos 12 testes por instituição de saúde, que permitem testar 12 doentes, sendo que o pedido deverá ser feito diretamente à Biocartis pelos especialistas de anatomia patológica de cada instituição.

Sobre a AstraZeneca

A AstraZeneca é uma companhia biofarmacêutica global orientada para a inovação, focada na investigação, no desenvolvimento e na comercialização de medicamentos para o tratamento de várias patologias, em três áreas-terapêuticas chave - Oncologia, Cardiovascular, Renal e Doenças Metabólicas e Respiratória & Imunológica. Opera em mais de 100 países e os seus medicamentos inovadores são utilizados por milhões de pessoas a nível mundial. Para mais informações visite www.astrazeneca.com e www.astrazeneca.pt.

Sobre a Biocartis

Biocartis (Euronext Bruxelas: BCART) é uma empresa inovadora de diagnóstico molecular (MDx) que fornece soluções de diagnóstico de última geração com o objetivo de melhorar a prática clínica para o benefício de pacientes, médicos, pagadores e indústria. A plataforma MDx Idylla ™ de propriedade da Biocartis é um sistema de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) totalmente automatizado de amostra para resultado, que oferece informações moleculares precisas e altamente confiáveis de praticamente qualquer amostra biológica em praticamente qualquer ambiente. A Biocartis está desenvolvendo e comercializando um menu de teste em contínua expansão, atendendo às principais necessidades clínicas não atendidas, com foco em oncologia, que representa o segmento de crescimento mais rápido do mercado de MDx em todo o mundo. Hoje, a Biocartis oferece testes de apoio ao melanoma, câncer colorretal e de pulmão, bem como para SARS-CoV-2 e sepse. Mais informações: www.biocartis.com. Siga-nos no Twitter: @Biocartis_.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica

A Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica é uma associação destinada a reunir, com vista ao aperfeiçoamento e progresso científico desta especialidade, os médicos que se interessam pelos assuntos a ela respeitantes e, excepcionalmente, outras individualidades que possam concorrer para o mesmo fim. Com idêntico objetivo poderá esta sociedade representar, no País, sociedades internacionais congéneres e delas fazer parte como membro efetivo.