Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quinta, 22 de Julho de 2021

Vertex anuncia a Comparticipação em Portugal do medicamento KAFTRIO® (ivacaftor/tezacaftor/elexacaftor) em combinação com Ivacaftor para o tratamento da Fibrose Quística

A Vertex Pharmaceuticals Incorporated (Nasdaq: VRTX) anuncia hoje que o INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I. P. aprovou as condições para a comparticipação da terapia de combinação tripla KAFTRIO® (ivacaftor/tezacaftor/elexacaftor) em combinação com ivacaftor para doentes elegíveis com fibrose quística (FQ) em Portugal.

O acordo permite amplo acesso ao KAFTRIO® para pessoas com FQ com 12 ou mais anos de idade, que são homozigóticos para a mutação F508del no gene regulador da condutância transmembranar da Fibrose Quística (CFTR) ou heterozigóticos para a mutação F508del com uma mutação de função mínima.

Adicionalmente, crianças com fibrose quística (FQ) entre os 2 e os 11 anos de idade, que tenham duas cópias da mutação F508del no gene CFTR (F/F), a forma mais comum da doença, têm agora acesso ao ORKAMBI® (lumacaftor/ivacaftor).

“Com este acordo, o KAFTRIO® (ivacaftor/tezacaftor/elexacaftor) em combinação com ivacaftor, pode ser prescrito aos doentes elegíveis com fibrose quística que residem em Portugal”, afirmou Umberto Stefanutti, Country Manager da Vertex Espanha e Portugal.

“Adicionalmente, com a expansão de acesso ao ORKAMBI®, as crianças com FQ em Portugal, entre os 2 e os 11 anos de idade com a mutação mais comum, terão também disponível, pela primeira vez, uma opção que trata a causa subjacente da sua doença. A colaboração com o INFARMED foi fundamental para a conclusão do processo, assim como o importante contributo da comunidade médica”, acrescentou.

A partir de hoje, Portugal junta-se a países como Irlanda, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Luxemburgo, Dinamarca, Finlândia, França, Itália, Suíça e Reino Unido onde o KAFTRIO® (ivacaftor/tezacaftor/elexacaftor) em combinação com ivacaftor, já está disponível para doentes elegíveis com FQ. Os medicamentos da Vertex são atualmente comparticipados em 30 países em todo o mundo.