Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Terça, 13 de Outubro de 2020

APED lança versão interativa em português do livro “Comforting Your Baby in Intensive Care”, de Linda S. Franck

No âmbito do Dia Nacional da Luta contra a Dor, que se assinala no próximo dia 16 de outubro, a Associação Portuguesa Para o Estudo da Dor (APED) lança a versão portuguesa da segunda edição do livro “Como Confortar um Bebé nos Cuidados Intensivos” (Comforting Your Baby in Intensive Care, na versão original, da autora Linda S. Franck), um manual prático que pretende apoiar os pais de bebés internados em Unidades de Cuidados Intensivos.

Criado com uma linguagem simples, clara e concisa, complementada por exemplos em vídeos para uma consulta fácil e rápida, este manual tem por objetivo permitir que no final da sua leitura se saiba mais sobre:

  • a forma como os bebés sentem dor e a dor os afecta
  • como perceber quando o bebé tem dor
  • como ajudar a criar um ambiente mais confortável para o bebé
  • o que se pode fazer para confortar o bebé

Um crescente número de evidências cientificas demonstram que o controlo da dor nas crianças está intimamente relacionado com o papel determinante que os pais representam, especialmente no que respeita a implementação e eficácia das intervenções não farmacológicas.

Consciente que o conhecimento reduz o medo e a dor emocional do desconhecido que tanto afeta os pais num ambiente hospitalar, o grupo de trabalho Dor Pediátrica da APED, sob a coordenação da Dra. Clara Abadesso, médica pediatra, realizou a tradução desta 2ª edição para português, com o apoio da Bene Farmacêutica e da Sociedade Portuguesa de Neonatologia.

A promoção do conhecimento dos pais sobre a dor permite o seu envolvimento mais ativo na abordagem da dor e a criação de uma parceria fundamental com os profissionais de saúde nesta missão de proporcionar os melhores cuidados.

Segundo Ana Pedro, Presidente da APED, “colaborar na tradução e disponibilização deste livro integra-se em pleno na missão da APED de reduzir a dor em todos os seus contextos seja através da formação, sensibilização ou educação, e de atuar junto das populações mais vulneráveis, neste caso, as crianças em situação de internamento hospitalar”.

O manual interativo e as versões em PDF podem ser consultados online ou descarregados em https://www.aped-dor.org/livro_comoconfortarumbebeuci

Sobre a APED

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem como objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor em Portugal, de acordo com os parâmetros estabelecidos pela International Association for the Study of Pain e pela Organização Mundial de Saúde. Para mais informações: www.aped-dor.org.

Sobre a Autora Profª. Linda S. Franck
A Profª Linda Franck é internacionalmente reconhecida pelo seu trabalho na área da dor neonatal. A autora tem-se dedicado à investigação de estratégias inovadoras para melhorar os cuidados centrados na família e integradores da família e para reforçar a parceria entre pais e profissionais de saúde, garantindo o melhor atendimento às crianças durante o internamento.


Sobre a Dra. Clara Abadesso
Pediatra, sub-especialista em Cuidados Intensivos pediátricos. Integra o Pain in Child Health, um grupo internacional de investigação e educação em dor pediátrica. Criou e coordena o Núcleo Contra a Dor do Hospital Prof Dr. Fernando Fonseca, um grupo multidisciplinar que visa criar para a prática clínica hospitalar a melhor abordagem da dor nas crianças e adolescentes. Desde 2018 abraça a missão de coordenação do Grupo de Dor na criança e adolescente da APED, onde tem desenvolvido várias iniciativas de educação