Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Quarta, 18 de Agosto de 2021

Católica Porto Business School e Academia Clínica do Dragão fazem parceria e lançam novo Curso para profissionais de saúde e desporto

A Escola de Negócios da Universidade Católica no Porto estabeleceu uma parceria com a Academia Clínica do Dragão e lançou um novo curso executivo - Medicina do Desporto, Reabilitação e Gestão. O arranque está previsto para outubro deste ano e será totalmente em formato online.

A prestação autónoma de serviços de medicina no desporto, saúde e reabilitação tem apresentado uma procura significativa e crescente, requerendo por isso uma diferenciação técnico-científica continuada. Aos profissionais de ciências médicas, de reabilitação e desporto, exigem-se elevados padrões de competência, organização e de gestão. Por sua vez, a prestação de serviços clínicos e de saúde requerem um exercício profissional seguro e eficaz, suportado em boas práticas e nas últimas evidências. Frequentemente desenvolvido num contexto interdisciplinar, determinantes como a liderança, o compromisso e o desempenho das pessoas impactam os resultados económicos da atividade profissional.

João Espregueira-Mendes, diretor do curso da Clínica Espregueira FIFA Medical Centre of Excellence, no Porto, explica que “o Curso Executivo Medicina do Desporto, Reabilitação e Gestão, vem contribuir decisivamente para o sucesso profissional e empresarial de profissionais de saúde e desporto. Uma oportunidade única no contexto universitário para todos os que querem desenvolver as suas equipas e serviços.”

O curso pretende assim promover o desenvolvimento de conhecimentos e competências de gestão e de liderança de equipas que servem para a prestação de serviços de qualidade em diferentes contextos, bem como desenvolver conhecimentos em medicina do desporto e reabilitação. Tudo isto sem esquecer a evolução técnico-científica no exercício profissional e o acesso a princípios para controlo de gestão de unidades económico-empresariais de medicina, de reabilitação e de saúde. Aos alunos oferece-se a possibilidade de se diferenciarem num contexto teórico e prático de excelência académica e clínica, internacional e pluralmente reconhecido através de um conjunto abrangente e singular de acreditações.

Gonçalo Faria, diretor do curso e professor da Católica Porto Business School salienta que “A Católica Porto Business School tem como visão ser uma escola líder na área da gestão e da economia com impacto na sociedade. Entendemos como nossa missão o desenvolvimento de profissionais para uma sociedade sustentável e contribuir com avanços no conhecimento em gestão e economia, inovando e com uma visão global. Os nossos programas de formação executiva refletem esta visão e missão. Em consistência com estas linhas orientadoras, é com grande entusiasmo que estabelecemos esta parceria com a Academia Clínica do Dragão para o desenvolvimento e implementação da componente de Gestão do Curso Executivo em Medicina do Desporto, Reabilitação e Gestão.”

O curso é especialmente direcionado a fisioterapeutas, médicos, profissionais da educação física ou ciências do desporto e enfermeiros e tem como objetivo oferecer formação teórica e teórico-prática sólida que, no contexto de competências da sua graduação permitam trabalhar de forma mais segura e capaz, desenvolver capacidades de comunicação e referenciação no contexto interdisciplinar da Medicina e das Ciências da Saúde, assim como o desenvolvimento da atividade económico-empresarial autónoma com controlo da gestão.

O curso executivo, em formato online, terá a duração de 220 horas letivas e 20 horas de aulas práticas opcionais e tem data prevista de arranque para outubro deste ano.