Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Sexta, 19 de Novembro de 2021

Dez novas clínicas em Portugal com foco nas lesões articulares, desportivas e medicina regenerativa

O dia 17 de novembro assinala uma nova etapa na história da Clínica do Dragão com o anúncio de um rebranding que inclui uma alteração no nome – Clínica Espregueira - FIFA Medical Centre of Excellence – e um novo logotipo. Começa também aqui um ambicioso projeto de expansão em Portugal e de internacionalização - que terá em Espanha o primeiro mercado alvo.

Entre 2022 e 2024, a Clínica Espregueira, entidade de referência em Medicina e Traumatologia Desportiva a nível nacional e internacional, com vocação especial para o Sistema Locomotor, Medicina Regenerativa e Medicina Desportiva, irá passar de duas clínicas em Portugal – Clínica Espregueira, situada no Estádio do Dragão e uma Clínica Espregueira Móvel - para 12 (4 fixas e 8 móveis, passando de 180 colaboradores em Portugal para 600 e para mais de 1000 com a entrada em Espanha em 2024.

O investimento global previsto ultrapassa os 50 milhões de euros, 20 milhões dos quais em Portugal. O plano de expansão da Clínica Espregueira assenta numa parceria com a Growth Partners Capital e o Grupo Unilabs. João Espregueira-Mendes, administrador e diretor clínico da Clínica Espregueira explica que “a criação desta rede de clínicas tem como objectivo dar resposta aos cada vez mais numerosos e incapacitantes problemas articulares, com enfoque na medicina regenerativa e na medicina desportiva.”

E acrescenta: “Numa primeira fase, está prevista a abertura de três unidades fixas. A primeira, em Lisboa, prevista para final de 2022, seguindo-se uma segunda unidade na região centro (Figueira da Foz ou Leiria) e uma outra no Algarve, em 2023. Em 2024, a Clínica Espregueira dará o passo na internacionalização da marca com a abertura de uma rede de clínicas em Espanha.” Ao longo deste percurso serão inauguradas clínicas móveis adstritas a estas unidades fixas e que irão cobrir o território do interior dos dois países.

CLÍNICAS ESPREGUEIRA MÓVEIS - APOSTA NA MEDICINA DE PROXIMIDADE NO TERRITÓRIO PORTUGUÊS

Ainda no âmbito do seu plano de expansão, a Clínica Espregueira aposta também na medicina de proximidade com a existência de clínicas móveis que irão servir as cidades do interior. “As clínicas

móveis vão permitir cobrir o restante território nacional, permitindo o acesso a cuidados e tratamentos modernos e diferenciadores a quem vive longe dos grandes centros urbanos.”, explica João Espregueira-Mendes. Estas unidades disponibilizarão os modernos tratamentos injetáveis ortobiológicos que permitem adiar ou mesmo evitar muitas cirurgias. Cada unidade dispõe de consultas de várias especialidades médicas, num modelo inovador, em que o médico assistente e o doente estão em consulta simultânea com um reputado especialista online.

A Clínica Espregueira tem a funcionar, desde o início de 2020, uma unidade móvel a prestar serviços nas cidades de Aveiro, Águeda, Amarante, Chaves, Oliveira de Azeméis, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Real. Em fevereiro de 2022 está previsto ter a segunda unidade no terreno e disponibilizar mais duas unidades por ano até 2025, num total de 8, cobrindo assim um total de 40 cidades. Esta operação envolve um investimento de 3,3 milhões de euros acrescentando mais de 30 colaboradores, entre médicos, enfermeiros e administrativos.

A Clínica Espregueira | FIFA Medical Centre of Excellence tem uma vocação especial para a Traumatologia Desportiva, recebendo atletas de todo o mundo. Unidade de referência em Medicina Desportiva, a nível internacional, reúne um grupo de médicos, enfermeiros e técnicos de excelente formação, reputação e experiência. Entre os doentes tratados por este grupo contam-se Cristiano Ronaldo, Pepe, João Félix, Rúben Neves, Filipa Martins e muitos outros.


Tornou-se na primeira clínica portuguesa acreditada pela ESSKA, a Sociedade Europeia de Artroscopia Cirurgia do Joelho e Traumatologia Desportiva. Conta com cerca de 180 colaboradores e tem diversas valências - consultas, exames auxiliares e todos os tratamentos médicos desta especialidade.

CLÍNICA ESPREGUEIRA REFERÊNCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA E INVESTIGAÇÃO

A educação médica e investigação também fazem parte do ADN da Clínica Espregueira. Na vertente educativa, a Clínica Espregueira promove mais de 30 cursos por ano, na vertente presencial, online e blended learning (aulas teóricas e teórico-práticas online e práticas presenciais). A oferta formativa integra cursos de Football Medicine Advanced, Anatomia de Superfície e Funcional, Métodos de Pilates, Reabilitação, Fisioterapia: Avaliação e Tratamento de Lesões do joelho, bem como o Curso de Medicina do Desporto, Reabilitação e Gestão, entre outros.

O departamento dedicado à Investigação que contribui para uma atualização e inovação permanentes nos tratamentos. No currículo da clínica fazem parte várias patentes tal como a invenção de um dispositivo único no Mundo, o Porto Testing Device (PKTD) - um aparelho que possibilita diagnosticar as lesões ligamenta­res do joelho e tornozelo através de ressonância magnética, avaliando os resultados e o risco de lesão, ao mesmo tempo que mede a instabilidade e circunscreve os doentes que necessitam de cirurgia. Este equipamento encontra-se disponível nos 5 continentes e nos principais centros do mundo.

O seu grupo é líder na investigação osteoarticular em Portugal, com mais de 700 conferências internacionais, mais de 250 publicações, incluindo 20 livros e mais de 80 capítulos de livros.