Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR
Segunda, 28 de Março de 2022

Livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” reúne casos encorajadores da inovação que se faz em Portugal

A Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, em parceria com o Health Cluster Portugal, apresentam, a 31 de março, o livro “Inovação em Saúde por quem a pratica”, da autoria de Pedro Pita Barros, Filipa Breia da Fonseca e António Bensabat Rendas, uma obra desenvolvida no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social.

O futuro dos cuidados de saúde está intrinsecamente ligado à inovação que se desenvolve no sector. Os autores do livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” consideram que nesta frente há oportunidades que ficam por explorar e, paradoxalmente, muitas descobertas nunca chegam a fazer parte da nossa vida. Algo falha, em Portugal, na passagem da descoberta para a inovação que depois está disponível para a sociedade.

Resultante da parceria entre o Health Cluster Portugal e a academia, o livro a ser agora lançado tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura nacional de inovação nas múltiplas áreas da saúde - uma inovação idealizada e produzida em Portugal em detrimento da importada de outros países, que era apanágio há anos atrás.

Para a concretização desta obra, o Health Cluster Portugal disponibilizou de forma aberta a experiência das organizações que o constituem, enquanto que a equipa de autores entrevistou os protagonistas atuais em organizações, públicas e privadas e de áreas diversas, e analisou cientificamente as narrativas partilhadas com resultados encorajadores para todos os que pretendem inovar em Saúde em Portugal.

Para além de dar a conhecer o que leva ao sucesso na inovação em saúde, permitindo ter mais inovação acessível para melhorar as nossas vidas, este livro exemplifica, com base no que é a atividade e o pensamento de quem pratica hoje inovação na saúde, em Portugal, como nutrir um espírito inovador e como aplicar e fortalecer novas ideias e transformá-las em ações ou produtos valiosos para a sociedade no mundo real.

Das múltiplas experiências partilhadas identificam-se padrões que permitem compreender não só os sucessos conseguidos, mas também as razões dos insucessos ocorridos, uma vez que conhecer a experiência de outros permitirá a cada leitor preparar melhor as suas próprias iniciativas, agora com uma perspetiva mais global do terreno que pisa.

O livro “Inovação em Saúde por quem a pratica” poderá ser uma fonte privilegiada para gestores e profissionais de saúde, nas suas múltiplas áreas de intervenção, poderem identificar ideias, desenvolver novos planos de negócio e introduzir inovações no mercado e na sociedade, assim como para entrarem em novos mercados e perceberem a diferença entre uma boa descoberta e uma real oportunidade de inovação.

O livro “Inovação em Saúde por quem a pratica”, editado pela Almedina, poderá ser adquirido as livrarias Almedina e na FNAC.

PVP: 12,51€

"Inovar é ter a capacidade de criar processos e soluções disruptivas, nem sempre a partir de bases novas, que sejam capazes de melhorar a prestação dos cuidados de saúde."

Filipa Breia da Fonseca, Nova SBE

Os segredos e as melhores práticas dos maiores inovadores em saúde.”

Pedro Pita Barros, Nova SBE

Inovar em saúde não é só fazer diferente é também contribuir para a diferença nos cuidados de saúde.”

António Bensabat Rendas, Nova Medical School