Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Terça, 24 de Novembro de 2020

Parlamento aprova projetos de resolução que contemplam a criação do DIA NACIONAL DA ANEMIA

Considerada um problema de saúde pública, a anemia afeta em Portugal, de acordo com os dados do estudo EMPIRE, o único estudo epidemiológico nacional dirigido à população adulta, cerca de 20% da população. O que significa que um em cada cinco portugueses adultos tem alguma forma de anemia. Números que justificam a criação de um Dia Nacional da Anemia, efeméride que está cada vez mais perto de se tornar uma realidade.

O processo começou em 2016, quando o Anemia Working Group Portugal (AWGP) apresentou, na Assembleia da República, uma petição nesse sentido, com o objetivo de sensibilizar a sociedade portuguesa, informar sobre os números reais e os impactos deste problema e, ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre a melhor forma de intervir sobre este grave problema.

Foram necessários quatro anos, mas finalmente o Parlamento aprovou quatro projetos de resolução (PS, PSD, PCP e BE), por unanimidade, todos a recomendar ao Governo a criação de uma estratégia nacional para fazer frente a este problema de saúde pública e dois a defenderem a consagração do dia 26 de novembro como Dia Nacional da Anemia.

Os projetos baixaram agora à Comissão de Saúde.