Professor Luís Inês acaba de ser eleito President-Elect da European Lupus Society – SL Euro
O Prof. Doutor Luís Inês, médico reumatologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi eleito President-Elect da SLEuro para o biénio 2023-2024, assumindo a função de Presidente no biénio 2025-2026.
Este é um cargo de grande relevância europeia e mundial que representa o consagrar de um trabalho de excelência na prática clínica e de investigação, dedicada ao Lupus eritematoso sistémico.
Nas palavras do Professor Luís Inês: “É com muita honra e satisfação que fui eleito President-Elect da SLEuro. Nesta posição, farei o meu melhor para desenvolver os objetivos da SLEuro, a nível internacional e em Portugal. Na minha posição anterior como General Secretary da SLEuro tenho contribuído para a dinamização da SLEuro. Esta eleição é um importante reconhecimento internacional do trabalho feito e de confiança na minha capacidade de fazer mais e melhor, em conjunto com a comunidade da SLEuro e todos os restantes stakeholders.”
A SLEuro – European Lupus Society, foi fundada em 2016, com os seguintes objetivos: construir uma comunidade de Clínicos e Investigadores interessados em Lúpus eritematoso Sistémico (LES), com especial foco na dinamização do trabalho dos jovens médicos; promover e coordenar a organização de investigação e reuniões científicas em LES e síndromes relacionadas; promover a equidade de acesso a cuidados de saúde de excelência aos doentes com LES em toda a Europa e facilitar o desenvolvimento de projetos de investigação e ensaios clínicos em LES.
De entre as atividades da SLEuro, destacam-se: a organização do European Lupus Meeting, que é o congresso científico europeu especializado em LES; o programa anual de SLEuro Training Bursary, destinada a jovens médicos, para realização de estágio clínico em Centros Europeus de excelência em LES; o SLEuro Advanced Workshop on SLE, cuja primeira edição foi realizada em 2022 em Coimbra, organizado pela CHUC Lupus Clinic (Serviço de Reumatologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).
A SLEuro tem já mais de 1200 membros, incluindo os mais destacados médicos especialistas em LES e investigadores, não só da Europa, mas também dos restantes continentes.
“Tenho a expetativa que possa inspirar a comunidade de médicos, investigadores, Instituições, Sociedades científicas e Associações em Portugal interessados em LES a empenharem-se fortemente com o seu trabalho nesta área, focados no benefício aos doentes com LES e que possam ter uma forte presença na SLEuro e no Lupus 2026”, acrescenta o Professor Luís Inês.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR)
A Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) foi fundada em 1972 e é uma associação científica constituída por Reumatologistas e outros médicos e profissionais de saúde com interesse na área.
Esta Sociedade representa a Reumatologia Portuguesa perante as Autoridades e Organizações Científicas Nacionais e Internacionais, sendo assim o parceiro natural na definição das políticas do setor.
A Reumatologia é a especialidade médica que se dedica ao tratamento das doenças que afetam as articulações, os ossos, os músculos, os tendões e os ligamentos, genericamente definidas como doenças reumáticas.
Um estudo recente (Estudo Epidemiológico de Doenças Reumáticas em Portugal – EpiReumaPt) mostrou que cerca de metade dos portugueses sofre de, pelo menos, uma doença reumática e que estas enfermidades são as que mais influenciam a qualidade de vida.