Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Recuperar e investir nos profissionais de saúde – Já são conhecidos os vencedores da Bolsa “Capital Humano em Saúde”

A bolsa “Capital Humano em Saúde” é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares [APAH], apresentada e lançada oficialmente em outubro de 2020, que conta com a consultoria técnica da Nobox e o apoio da Gilead Sciences. Tem como objetivo reconhecer e potenciar o capital humano do Serviço Nacional de Saúde [SNS], dotando os seus profissionais das competências necessárias para que promovam uma mudança positiva nas suas realidades, em particular no domínio da liderança da dimensão humana.

As candidaturas à bolsa “Capital Humano em Saúde” decorreram entre 15 de Novembro 2020 e 15 de Janeiro 2021, tendo sido submetidas um total de 16 candidaturas, oriundas de instituições de cuidados de saúde primários e hospitalares.

O Júri, presidido por Alexandre Lourenço, Presidente da APAH, integrou as(os) Senhoras(es) Bastonárias(os) da Ordem dos Médicos, Ordem dos Enfermeiros, Ordem dos Farmacêuticos e Ordem dos Psicólogos, selecionou o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), com os seguintes projetos.

Centro Hospitalar Universitário do Algarve, EPE

Desenhado como um potenciador da felicidade dos colaboradores, o “Centro de (Des) Envolvimento Humano para a Saúde”, com pólos no Sotavento e no Barlavento, pretende ser uma incubadora de projetos e ações que se desenrolam em torno de três eixos concretos: o Espaço Potencial Humano, com ações de Acompanhamento Individualizado; o Espaço Pausa Consciente, com atividades e práticas integradoras para a saúde; o Espaço Somos Um, que integrará atividades formativas e de lazer que promovam o sentimento de pertença e potenciem o valor da equipa. Cuidar, valorizar, potenciar o fator humano, como forma de contribuir positivamente para o sentimento de pertença institucional, integrando o sentido de alinhamento organizacional – é este o objetivo do CHUA com a implementação deste projeto, que se inclui numa estratégia integrada de reconhecimento do precioso valor do Capital Humano, como âncora da missão do SNS, cuidar mais e melhor dos nossos utentes.”

Unidade Local de Saúde de Matosinhos

“A ULSM, enquanto prestador de cuidados de saúde público com um Sistema de Gestão da Qualidade segundo a norma ISO 9001 implementado e certificado desde 2008, reconhece que são as pessoas o principal determinante para o sucesso. Ciente dos princípios e valores que visam elevar os níveis de bem-estar, qualidade de vida e satisfação geral dos(as) seus(suas) colaboradores(as), a ULSM não podia deixar de concorrer à Bolsa "Capital Humano em Saúde".

O objetivo da implementação deste projeto é aumentar a satisfação e a motivação dos(as) colaboradores (as), quer pela melhoria da comunicação, quer pelo incentivo à participação ativa de todas as pessoas da ULSM, em consonância com a sua Cultura Organizacional, tornando-a mais sustentada e alinhada com os princípios da Qualidade e Governação Clínica, da Segurança, da Humanização, da Igualdade e da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal.”

Os dois projetos serão implementados em 2021, com o apoio de consultoria especializada da nobox, que lhes permitirá acelerar a implementação do seu Projeto de Mudança do Capital Humano. Este apoio contempla um Apoio técnico de consultoria à implementação dos Projetos e um Programa de Formação, que abordará temas de Liderança pessoal e de equipas, Construção de uma cultura de inovação e Alinhamento organizacional.