Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Quarta, 09 de Dezembro de 2020

Vacinashelp é o grande vencedor da primeira edição dos Pfizer Vaccines Open Tech Awards

O projeto de teleconsulta para educação para a saúde e aconselhamento médico sobre vacinação da Knokcare Portugal concorreu na categoria Prevenção. Vacinas.help acabou por conquistar o prémio geral, distinguindo-se dos restantes sete finalistas pela sua intervenção num dos momentos-chave da jornada do utente: a assimilação de informação credível, qualificada e personalizada sobre vacinação. A primeira edição do Pfizer Vaccines Open Tech Awards, programa de inovação aberta da Pfizer, procurava soluções digitais que colocassem as vacinas e as doenças preveníveis pela vacinação no centro da reflexão. Aurora Vacinas, IndustryCare e ICUB3 venceram, respetivamente, as categorias Prevenção, Avaliação de Risco e Apoio aos Profissionais de saúde.

Desenhado pela Knokcare Portugal, Vacinas.help transporta a comunidade médica até ao digital, tornando-a acessível à população. Através deste projeto de teleconsulta para educação para a saúde e aconselhamento, a população passa a ter acesso a um contacto médico que possa esclarecer de forma individual e informada, todas as suas dúvidas sobre vacinação. Temas como vacinação dentro e extra-Programa Nacional de Vacinação (PNV), a avaliação da sua necessidade e a sua aplicabilidade em cada caso serão o foco ao longo de toda a experiência. Através da teleconsulta e da disponibilização de materiais informativos, Vacinas.help promove uma jornada de utilização linear, segura e informativa, baseada em informação credível e recorrendo a linguagem acessível.

A par de apoios como mentoria, disponibilização de espaço físico para co-work e recurso a tecnologia, o prémio de 15 mil euros atribuído pela Pfizer será destinado, segundo os vencedores, à implementação e promoção do projeto.

Não acumulável com este prémio, foram apurados os três melhores projetos de cada categoria. Receberão igual apoio logístico e um montante de 5 mil euros para impulsionar os seus trabalhos.

Os 8 finalistas estavam distribuídos por três categorias que incluíram Prevenção (Como desenvolver o conhecimento do público em geral sobre doenças infecciosas preveníveis por vacinação e reforçar a importância das vacinas ao longo de toda a vida?), Avaliação de Risco (Como avaliar ambientes ou situações que podem aumentar o risco de doenças infecciosas preveníveis por vacinação?) e Apoio aos Profissionais de Saúde (Como melhorar a journey dos profissionais de saúde, desde a recomendação até à administração das vacinas, ou da formação médica ao diagnóstico?). Aurora Vacinas, IndustryCare e ICUB3 venceram em cada uma delas.

Projetos vencedores por categoria

  • Aurora (AuroraTechAI) - PREVENÇÃO

A Aurora é uma especialista digital sob forma de chatbot que ajuda os pais com as suas maiores dúvidas e dificuldades com os seus filhos. Está sempre online no messenger do Facebook para esclarecer os pais e, agora propõe-se a explicar tudo sobre vacinas, sobre o PNV e sobre as vacinas que, não estando incluídas no PNV, possam ser recomendadas pelo médico assistente.

  • IndustryCare (Muvu Technologies) – AVALIAÇÃO DE RISCO

O IndustryCare é uma plataforma web que permite implementar, gerir e monitorizar planos de contingência em empresas.

Para além de uma ferramenta que promove a implementação de medidas no âmbito da Saúde e

Segurança no Trabalho, o IndustryCare foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar para responder aos desafios nas empresas causados pela pandemia de SARS-CoV-2, podendo agora adaptar-se à avaliação de outras doenças preveníveis por vacinação.

  • ICUB3 (Dhabibic) – APOIO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Software desenhado para prevenir infeções hospitalares que são a primeira causa de mortes preveníveis em doentes hospitalizados na Europa e que, segundo a Organização Mundial de Saúde, geram 16 M de dias extra de hospitalização com um custo de 7mM anual. A plataforma integra informação recolhida por IOTs (Internet of things), já foi testada no Hospital de São José e no Hospital Santa Maria e está, neste momento, a ser testada na unidade de cuidados intensivos do Hospital Beatriz Ângelo.

Pfizer – Inovação que transforma a vida dos doentes

Na Pfizer, aplicamos a ciência e os nossos recursos globais para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas em todas as fases da vida. A cada dia, trabalhamos nos países desenvolvidos e em desenvolvimento para conseguir a prevenção e o tratamento das doenças mais temidas do nosso tempo e responder de forma mais eficaz às necessidades médicas não satisfeitas. O nosso diversificado portfólio inclui medicamentos de uso humano, biológicos, pequenas moléculas e vacinas. Colaboramos com profissionais e autoridades de saúde de forma a garantir o acesso aos nossos medicamentos, procurando assumir uma voz ativa no desenvolvimento e na prestação de cuidados de saúde de qualidade e acessíveis a todos. Na Pfizer, trabalhamos há mais de 170 anos para fazer a diferença na vida de todos os que confiam em nós. Para saber mais visite www.pfizer.pt

PP-PFE-PRT-0540